quinta-feira, 16 de junho de 2011


Encontro Brasileito de Ultrassonografia
Aulas Dra Luciana Chamié:

Malformações Mullerianas: correlação US x RM x Laparoscopia
Endometriose: US e RM

2 comentários:

Anônimo disse...

Recentemente fiz um exame e a médica disse-se que tinha um polipo endometrial...mas como estou a aguardar o relatório deste exame para entregar ao médico de familia estou numa espera louca para saber sobre o polipo e sua implicâncias.
Provavelmente são mais 10 dias até saber o que vai acontecer.Então o meu receio é que este polipo esteja relacionado com o cancro do colon do utero.So tenho 30 anos e gostaria de ter filhos.Será que se tivesse alguma complicação no colon do útero este exame que revelou o polipo não teria detactado também alguma coisa relativa ao cancro do colon do útero ou só através do papaniculau

Dra. Luciana Chamié disse...

Olá,

Obrigada pelo seu contato. Pelo que entendi do seu relato, você teve um tumor no colo e esta com receio que este pólipo endometrial possa ter alguma relação com a lesão do colo certo?
Bom, existe uma grande probabilidade deste pólipo não ser maligno e representar um achado incidental no contexto do caner de colo. A retirada e análise patológica são fundamentais para o conhecimento de sua natureza.
Não sei qual foi o tratamento realizado para a lesão no colo, mas se preservou o útero acredito que possa gestar sim!
Boa sorte e estamos a disposição caso necessário
Um abraço
Luciana