quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pólipos Endometriais

Pólipos endometriais são formações nodulares ou projeções da mucosa do endométrio (tecido que reveste internamente o útero), geralmente benignos, nutridos por um eixo vascular e sensíveis ao estímulo do hormônio estrogênio. Eles podem ser únicos ou múltiplos sendo mais freqüentes em mulheres entre 40 e 50 anos de idade. Suas dimensões são variáveis, sendo a localização mais comum o fundo uterino. A presença de um pólipo pode ser suspeitada pela história de sangramento uterino anormal na menopausa ou hipermenorragia na mulher que ainda menstrua (aumento da quantidade e duração do sangramento, sangramento no meio do ciclo menstrual), porém a grande maioria das mulheres não apresenta sintomas. Em mulheres na idade reprodutiva, pólipos maiores que 1,5 cm podem ser causa de abortamentos, sendo geralmente indicada a sua retirada.

O diagnóstico dos pólipos pode ser feito através de um exame ultrassonográfico transvaginal de rotina. Entretanto, em mulheres que ainda menstruam deve ser realizado preferencialmente entre o 8º e o 11º dias do ciclo menstrual. Isto porque o pólipo geralmente apresenta um aspecto branco (hiperecogênico) ao exame ultrassonográfico, podendo ser confundido com o endométrio da segunda fase do ciclo (pós-ovulatória ou secretora). O início do ciclo também não é um bom período para o seu diagnóstico, pois o endométrio está fino e pode apresentar aspecto heterogêneo em decorrência do fluxo menstrual. Já no período citado, entre o 8º e o 11º dias, o endométrio encontra-se de aspecto trilaminar e predominantemente cinza (hipoecogênico), facilitando muito a identificação do pólipo (branco). Isto pode parecer apenas um detalhe, mas faz toda a diferença no momento do exame.

Nas mulheres na pós-menopausa, devido à falta de estímulo hormonal, o endométrio deve ser mais fino, medindo até 0,5 cm nas mulheres sem terapia de reposição hormonal (T.R.H.) e podendo atingir 0,7 cm naquelas que estão em regime de T.R.H. O diagnóstico do pólipo é suspeitado quando se observa uma área focal ou mesmo difusa de espessamento endometrial. Para se obter imagens mais elucidativas um exame de histerossonografia pode ser feito. Neste, a injeção de soro fisiológico na cavidade uterina auxilia na melhor visualização do pólipo e da superfície do endométrio. Outro exame que pode ser feito neste caso é a histeroscopia, uma espécie de endoscopia do útero, onde podem ser realizados o diagnóstico e o tratamento dos pólipos.


Imagem do útero no plano lateral demonstrando polipo endometrial



Histerossonografia. A injeção de soro fisiológico no interior do útero demonstra facilmente o pólipo endometrial
 
Um abraço e saúde,
Luciana Chamié

4 comentários:

Marlene Deque disse...

Alguém sabe dizer-me se o polipo endometrial causa dor e sangramento durante as relações sexuais?

Unknown disse...

Olá!
A cirurgia de retirada do polipo é simples, rápido e nao doi nada. Eu ja fiz e só me deu uma queimaçao depois da cirurgia. Mas mt tranquilo.

Unknown disse...

Polipos endometrial é grave ?

Unknown disse...

Tenho polipo endrometrio precisa cirurgia?